Jader Almeida
Jader Almeida nasceu em 1981, no estado de Santa Catarina, sul do Brasil.
Aos 16 anos teve o primeiro contato com a indústria, a partir de então inicia seu envolvimento em todo o processo produtivo.
Trabalhou junto com a empresa Linbrasil, editora da coleção de móveis do arquiteto brasileiro Sérgio Rodrigues. Esta experiência lhe possibilitou grande entendimento e contato com mobiliário assinado.
A partir de 2004 começa a desenhar produtos para indústrias brasileiras. Desde então mantêm se em constante busca e aprimoramento, participando de feiras, exposições, visitas técnicas e cursos em diversos países.
Formado em arquitetura e urbanismo, Jader vem ganhando destaque e visibilidade, seu perfil foi incluído no livro Design Brasil 101 Anos de História Ed. Abril e premiado nos mais importantes concursos de design, nacionais e internacionais.
Prêmios:
2008
1) 22 Premio Museu da Casa Brasileira: Cadeira Bossa, Selecionado para o acervo de exposição
2009
1) Idea Brasil: Banco Cheig
2) Salão Design Casa Brasil: Cadeira Bossa
3) 23 Premio Museu da Casa Brasileira: Coleção Matriz (Menção Honrosa)
2010
1) Idea Brasil: Poltrona Ipanema
2) IDEA Awards USA: Poltrona Linna
3) IF Product Design Award 2011: Sistema Clip
2011
1) Designpreis Deutschland 2012 (NOMINEE): Linna armchair
2) Designpreis Deutschland 2012 (NOMINEE): Clip System
3) IF Product Design Award 2012: Euvira Rocking Chair
4) 25 Premio Museu da Casa Brasileira: Blade (primeiro lugar)
5) 25 Premio Museu da Casa Brasileira: Phillips (primeiro lugar)
6) 25 Premio Museu da Casa Brasileira: Cadeira Platta (segundo lugar)
7) Good Design Award Chicago-USA: Loose
2012
1) Red Dot Product Design Award: Loose
2) Red Dot Product Design Award: Euvira rocking chair
3) 26º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira: Mesa de Jantar Dim
2013
1) IF Product Design Award 2013: Poltrona Mirah e Cadeira Milla
Filosofia:
“Penso em criar produtos com valores duráveis. Abordar a herança dos mestres, mas, sempre olhar para frente e pensar que as escolhas de hoje serão o reflexo do amanha.
Usar a racionalidade, a geometria simples, percebendo cada detalhe para sintetizar produtos com estética atemporal.”