Não à toa, grande parte dos projetos decorativos reserva um espaço específico para a iluminação do ambiente. Um bom lustre, abajur ou luminária é um diamante: pode criar uma infinidade de efeitos e garante um toque de estilo e personalidade, de forma peculiar.
Nesta edição da Feira de Milão, as luminárias foram as protagonistas. O conceito predominante foi o da simplicidade e o do processo artesanal, além da utilização de diferentes materiais.
O designer catarinense Jader Almeida traduziu essa tendência em formas sofisticadas, através de materiais como o latão metalizado, cobre e vidro soprado.
Já a Kartell, embora também tenha dado certo foco ao trabalho artesanal e mais simplista, valorizou mais a cobertura metalizada em luminárias assinadas por designers como Eugeni Quitllet e Laufen.

Stand da Kartell em Milão
O refinado hotel Das Stue – localizado casino online em Berlim, capital da Alemanha, também aderiu a esta tendência.
A luminária de mesa Ascent Lamp, do designer norueguês Daniel Rybakken explora o uso da luz e faz com que tenha-se que interagir com o objeto para regular a intensidade de iluminação, fazendo o abajur se deslocar para cima ou para baixo da base.*
*Com algumas informações do quartosala.com