Blog

Poltrona Mole: Ícone do design brasileiro

Postado em: 2 de maio de 2014 / Categoria: Blog


Em meados de 1957, Sergio Rodrigues desenhava a pedido de um amigo – o fotógrafo Otto Stupakoff – um sofá esparramado para seu estúdio. Carregando traços que iam na contramão do padrão estético dos móveis da época, que valorizava linhas finas, o sofá tinha uma estrutura robusta em jacarandá e couro que permitia moldar o corpo anatomicamente ao sentar-se.

Em troca, Otto ofereceu fotografias de caráter internacional para o lançamento do sofá. Como o estúdio não tinha fundo infinito, o designer sugeriu levar a peça para a praia. “Naquela época, havia pouca gente no Leblon e, quando a maré estava baixa, a areia ficava plana, maravilhosa. Colocamos lá o sofá e o Otto foi arrumar a câmera. Mas demorou tanto que o mar veio com força total e molhou o sofá inteiro. Mesmo assim, ele foi inaugurado com sucesso.” diz Sérgio.

z_by-otto-stupakoff-595x640

Sofá Mole, em ensaio feito pelo fotógrafo Otto Stupakoff

Este foi o ponto de partida para toda a linha Mole – que chegou a ficar quase um ano na vitrine, sem nenhum comprador. Os mais críticos costumavam dizer que a poltrona parecia uma cama de cachorro.

A coleção não foi reconhecida imediatamente no Brasil, entretanto, foi justamente o fato de não ser uma coleção influenciada por modismos e por valorizar o regional que rendeu à poltrona o prêmio do 4º Concurso Internacional de Design de Móveis de Cantu, na Itália, no ano de 1961.

Rústica, confortável, versátil e cheia de histórias, a poltrona se tornou um dos maiores ícones do design mundial. Conhecida no exterior como “Sheriff Chair”, ela colaborou para projetar o design brasileiro internacionalmente e hoje, é parte da coleção permanente do Museu de Arte Moderna (MoMa) em Nova York.

Croquis pessoais de Sergio Rodrigues. “Cadeira Mole para quem dá duro”

Todas essas histórias, de acordo com o designer, agregam valores. “O móvel não é só a figura, a peça, não é só o material de que esta peça é composta, e sim alguma coisa que tem dentro dela. É o espírito da peça. É o espírito brasileiro. É o móvel brasileiro.” diz Sergio Rodrigues.

Poltrona Mole

Em Teresina, você encontra os móveis de Sérgio Rodrigues na Lilia Casa. Conheça nossa seleção de móveis do renomado designer clicando aqui.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



@2013 - Lilia Casa. Todos os direitos reservados
Rua das Tulipas, 730. Jockey Club. Teresina. Piauí | 86 3232 7501