Blog

Oscar Niemayer + Sergio Rodrigues

Postado em: 3 de outubro de 2014 / Categoria: Sem categoria


Quando a cultura de um determinado lugar se incorpora na arquitetura e no design, temos uma pequena amostra do poder de um povo.

Embora as grandes cidades se orgulhem de seus arranha-céus padronizados, de concreto, são os prédios e objetos diferenciados – que carregam cultura na própria estrutura – que chamam a atenção, ficam na memória e escrevem seu nome na eternidade.

Em meados dos anos 50, o Brasil viveu uma de suas fases mais importantes neste sentido. Embora estivesse repleto de prédios maravilhosos que receberam influências de diversas culturas – principalmente de Portugal – nosso país ainda não tinha uma arquitetura genuinamente brasileira. Nessa época, Oscar Niemayer trazia seus traços curvos e inovadores e Sérgio Rodrigues iniciava sua carreira como designer, consagrando um estilo próprio, cheio de brasilidade, utilizando ainda materiais nativos e recuperando a herança deixava pelos índios.

Quando a capital Brasília – projetada em parte fundamental por Niemayer e Lúcio Costa – começou a sair do papel, Sérgio se dizia incomodado pelo estilo dos móveis, que evocavam a época em que o Brasil era uma colônia portuguesa. “As obras de Lúcio, Oscar e seus colegas não encontravam eco dentro das casas projetadas por eles. Elas usavam móveis de estilo colonial ou importados, e eu sentia falta da nossa identidade nacional na arquitetura”, conta o designer carioca.

Partindo daí, vários projetos destes dois nomes foram executados, se tornando ícones nacionais. São exemplos as poltronas BEG do designer carioca – desenhadas exclusivamente o Banco do Estado da Guanabara (BEG), arquitetado por Niemayer; a poltrona Beto, criada para o Palácio do Planalto; poltronas e mesas de alguns espaços da Universidade de Brasília (UnB) e ainda móveis do Itamaraty.

Lilia Casa_2013 +NEWS

Poltrona Beg, em showroom Lilia Casa

Celebrando as parcerias e amizade, o designer Sérgio Rodrigues fez ainda uma homenagem ao arquiteto com a poltrona que leva seu nome. Oscar tem estilo clássico e é feita em madeira e palhinha.

3-vitrine-sergio-rodrigues

Poltrona leve Oscar Niemayer e ao lado, cadeira Cantu

Todos os móveis de Sérgio Rodrigues nas fotos acima estão disponíveis na Lilia Casa.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



@2013 - Lilia Casa. Todos os direitos reservados
Rua das Tulipas, 730. Jockey Club. Teresina. Piauí | 86 3232 7501