Reedição José Zanine Caldas na Lilia Casa
Postado em: 1 de agosto de 2018 / Categoria: Sem categoria
Tweetar
As poltronas Kid, Cuca e Chica, mesa lateral Zé, mesa de centro João e o revisteiro Nini, todas batizadas com o nome ou apelido dos filhos do arquiteto, as banquetas X, a cadeira I e as poltronas Zeca, N e H, o sofá N e o Banco Belmonte (reedição do banco maciço produzido na década de 70 a partir de descartes do desmatamento da mata atlântica no sul da Bahia), fazem parte do selo criado pela família de Zanine Caldas, com o intuito de propagar a qualidade estética do seu desenho.
O Studio Zanini está à frente da produção em série do mobiliário criado na década de 1950, hoje, executados em freijó maciço, estofado e compensado. No total, foram reproduzidas treze peças consideradas na atualidade como ícones de estilo e design criados por Caldas, o pioneiro no uso de madeira sustentável com personalidade e elegância genuínas.
As peças, registros de um dos mais importantes capítulos da história do móvel brasileiro, serão comercializadas em todas as principais lojas especializadas em design do Brasil, além de EUA e Europa.
No dia 2 de julho de 2018, com a presença do designer Zanini de Zanine, filho de José Zanine Caldas, acontece o lançamento oficial da linha na Lilia Casa, em Teresina.
Sobre José Zanine Caldas
José Zanine Caldas é conhecido como o “mestre da madeira” por conta de seus trabalhos primorosos com essa matéria-prima. Em 1948 fundou a Móveis Artísticos Z e suas peças marcaram páginas importantes da história do design brasileiro. Durante os 14 anos de produção dos móveis, em São José dos Campos, o designer assinou produtos que promoviam a integração da experiência artesanal tradicional brasileira e do movimento moderno de forma singular.